dose-color@4x

A cultura de dados na experiência do cliente

De acordo com uma pesquisa da TOTVS, em parceria com a H2R, 70% das empresas brasileiras consideram essencial o uso de dados para suas estratégias de marketing.

A cultura de dados é fundamental para mapear e tornar a jornada do cliente mais intencional e, por isso, cresceu tanto nos últimos tempos. Um estudo de caso da Harvard Business Review sobre Cultura de Dados ilustra o que é necessário para começar a aplicar essa cultura, oferecendo exemplos práticos e insights valiosos.

Os dados básicos podem ser captados no momento da compra, e são importantíssimos para identificar, compilar numa base e manter contato com eles. Já os dados brutos servem para mapear o hábito de consumo daqueles clientes e segmentá-los em grupos que possibilitem ações estratégicas específicas. 

Por exemplo, o Supermercado Pão de Açúcar cria ofertas personalizadas para seus clientes a partir dos dados do histórico de compra no aplicativo. Esse tipo de ação só é feita porque os dados dão essa propriedade, e permitem à empresa sugerir um produto que seja coerente com a jornada do cliente até aquele ponto. 

Independentemente do produto ou serviço, a implementação de uma cultura de dados é essencial, porque ajuda a identificar necessidades. Imagine que um cliente compra 3 vezes seguidas no mesmo e-commerce, uma vez a cada dois meses. Na quarta compra, com essa noção, esse e-commerce pode antecipar essa necessidade do cliente. De que forma? Enviando um WhatsApp ou email com o link para o produto e um código para desconto de 10% no valor. 

Sem os dados em mãos, esse tipo de ação estratégica é praticamente impossível. Todas as promoções/campanhas para aumentar as vendas ficam baseadas apenas em preço, ou seja, sem um público específico, o que não é ideal. Ações de promoção/ofertas especiais/descontos tendem a ser muito mais efetivas quando direcionadas a um segmento de clientes específico.

Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) permitem o armazenamento das informações do seu cliente de acordo com o segmento, pois os campos são personalizáveis. Para alimentar essa ferramenta, o cadastro dos clientes no momento da compra é essencial. Além dos dados de contato, é possível registrar dados de consumo e compra, como preferências, costumes, necessidades específicas etc. 

Armazenar, observar e analisar os dados traz mais assertividade aos negócios. A tomada de decisões com base em análises de dados traz crescimento aos retornos financeiros de cada estratégia posta em prática. Mais além, personaliza a experiência dos clientes e muda a forma como se relacionam com o seu produto/serviço. 

A cultura de dados é um ativo valioso que os empreendedores modernos não podem mais negligenciar. Ao investir na cultura de dados, os empreendedores não apenas fortalecem sua competitividade, mas também demonstram um compromisso contínuo com a satisfação do cliente. Portanto, lembre-se: a jornada para o sucesso de hoje é pavimentada com dados, e aqueles que abraçam essa transformação colherão os frutos de uma experiência do cliente aprimorada e duradoura.

Share the Post:

Related Posts